Vamos começar

Estruturamos o Modelo Ideia ao Negócio em 3 passos. O primeiro é a Ideação, o segundo o Desenvolvimento do Cliente e o terceiro chamamos de Fundamentos do Negócio.

Siga cada um deles:

Desenvolvimento do Cliente

O método de desenvolvimento do cliente (customer development) já é consagrado. Compartilhamos aqui como você pode conhecer sobre os passos deste método como um repositório digital sobre esta metodologia. O importante é que você tenha em mente que os passos tem o objetivo de identifica o chamado product-market fit, ou seja, qual a solução que o mercado realmente quer comprar. O processo pode ser resumido pelos quatro passos (de Steve Blank) ao lado.

Desenvolvimento do Cliente

Comece baixando o Business Model Canvas (BMC):

Resumo dos passos:

1) Preencha o BMC com suas hipóteses de product market fit. Use seu canvas de ideação como base do processo.

2) No processo de construção gaste energia para definir o seu mercado cabeça de praia (beachhead market), ou seja qual o pefil do meu principal consumdor? Quem dentro deles serão os primeiros (early adopters).

3) Construa um roteiro de entrevistas e busque seus potenciais clientes (dentro do perfil que você identificou como cabeça de praia) para entender como eles lidam com o problema que você quer resolver.

4) Com os primeiros resultados das entrevistas faça pivôs em seu BMC, ou seja alterações em ou mais blocos do modelo. Revise suas questões e faça novas entrevistas para obter novos resultados. No final deste processo você deve ter a validação da ideia tendo clareza de quem é seu early adopter ( o principal foco nesta fase é validar proposta de valor e segmentação de cliente).

5) Agora é hora de desenvolver a primeira versão do seu produto minimamente viável (MVP). Hora de realizar testes para validar com early adopters a solução, precificação, etc. Você usará o o MVP para realizar novos pivôs em seu modelo de negócios até que você seja capaz de encontrar uma solução que atende a necessidade de um grupo de clientes.

6) Com o product market fit é hora de escalar! Mas não antes de planejar. Estamos no Brasil, o custo de oportunidade não é pequeno. Conheça a ferramenta de planejamento fundamentos do negócio para te ajudar nesta fase.

Baixe o ppt completo sobre Customer Development com exemplo:

Preenchendo o Business Model Canvas

Agora que você tem uma ideia do modelo, vem a parte importante, a validação do cliente.

No processo de desenvolvimento de cliente você vai preencher o seu Business Model Canvas. Você fará isso apenas ao superar a validação da ideia usando o Canvas de Ideação e o de Avaliação Crítica da Ideia.

Existem vários de sites e tutoriais sobre o BMC, seguem abaixo alguns:

EM PORTUGUÊS:
TUTORIAIS:
EXEMPLO PREENCHIDO:
EM INGLÊS:
AULA DO STEVE BLANK:
EM MENOS DE 3 MINUTOS:

Entrevistas de Desenvolvimento do Cliente

Com o canvas você tem um monte de hipóteses sobre seu negócio...hipóteses...você tem que validar com o seu cliente. Este é o momento de ir para a rua e entrevistar seus potenciais clientes (tem que ser exatamente o que você identificou como público alvo!). Não faça enquetes e espalhe nas redes sociais. Isso é inútil!!! Você tem que montar entrevistas e conversar com seus potencias clientes para entender se o cliente percebe o problema como uma "dor" , como ele está lidando com o problema agora e se sua solçução pode resolver melhor o problema do potencial cliente.

Algumas dicas importantes ao montar o Roteiro de sua Entrevista:

1) Não faça um pitching do seu negócio! Não pergunte ao seu potencial cliente se ele compraria XYZ...ele não sabe. Você está fazendo a entrevista para identificar como ele lida com o problema que você quer resolver hoje.

2) Faça questões apenas no presente e passado. Nunca faça questões no futuro! Questões no futuro são hipotéticas.

Este vídeo detalha melhor como estruturar as perguntas de sua entrevista (em inglês):

Mais dicas para montar suas entrevistas:

EM INGLÊS:

Sobre o Mercado Cabeça de Praia

EM INGLÊS:
EM PORTUGUÊS:

Sobre "Pivotar”

EM PORTUGUÊS:

Produto Minimamente Viável (MVP)

O Produto Minimamente Viável (MVP) é uma metodologia de negócios que permite a realização de testes em protótipos de produtos antes de seu lançamento. Essa etapa de testes possibilita uma visualização mais completa das reações de mercado para a oferta.

Seguem abaixo alguns links para o aprofundamento do assunto:

EM PORTUGUÊS:

Se você já tem feedback de seu MVP e se sente em condições de começar a escalar o negócio conheça o framework fundamentos do negócio.

Para se aprofundar recomendamos dois livros:

Empreendedorismo Disciplinado

EMPREENDEDORISMO DISCIPLINADO
24 Etapas para uma Startup Bem-Sucedida

Bill Aulet

Startup: Manual do Empreendedor

STARTUP: MANUAL DO EMPREENDEDOR
O Guia Passo a Passo para Construir uma Grande Empresa

Steve Blank