Vamos começar

Estruturamos o Modelo Ideia ao Negócio em 3 passos. O primeiro é a Ideação, o segundo o Desenvolvimento do Cliente e o terceiro chamamos de Fundamentos do Negócio.

Siga cada um deles:

Canvas Ideação

Todo grande negócio começa com uma ideia. Precisamos organizar essa ideia. Para isso, preparamos um Canvas de Ideação.

Baixe o Canvas Ideação e assista o vídeo para entender como funciona.

Baixar Canvas Ideação

Oportunidade, Solução e Time

Esses são os 3 grandes elementos que compõe uma ideia de negócio.

Problema

O seu negócio está resolvendo que tipo de problema? Será que é melhor que as soluções que já existem? Qual exatamente a solução que você está oferecendo?

Clientes

Qual o perfil do seu publico alvo? (localização, idade, renda, gênero, etc.)

Benefícios

Que benefícios seu público alvo terá ao comprar sua solução?

Capacidade Técnica

Entre os sócios da empresa quais tem competência técnica para entregar a solução? Por que?

Concorrentes

Quem são seus principais concorrentes? Quais suas vantagens sobre eles? Desvantagens? Se você não identificar concorrentes diretos reflita sobre os indiretos.

Capacidade de Gestão

Entre os sócios da empresa quais tem competências gerenciais? Por que?

Próximos dois passos são apenas para startups:

Escalabilidade

Quais as características de seu modelo que são altamente escaláveis (unidade adicional de produto/serviço entregue com o menor custo de produção adicional).

Replicabilidade

Quais as características de seu modelo são altamente replicáveis (capacide de produzir unidade adicional de produto/serviço idêntica a baixo custo).

Avaliando a sua ideia de negócios

Agora precisamos avaliar a ideia. Para isso, temos um Canvas de Avaliação da Ideia.

Baixe o Canvas Avaliação da Ideia e assista o vídeo para entender como funciona.

Baixar Canvas Avaliação da Ideia

Oportunidade, Solução e Time

A sua ideia de negócios pode ser auto-avaliada criticamente ou você pode pedir que te deem uma avaliação crítica. Desenvolvemos o modelo de avaliação crítica da ideia em torno de dois eixos:

Viabilidade

O negócio tem recursos humanos para tirar a ideia do papel?

Impacto

O negócio tem o potencial de ter alta taxa de crescimento?

Trazendo para nosso modelo de ideação a Viabilidade é medida avaliando-se criticamente as competências gerenciais e técnicas dos empreendedores relativas ao negócios proposto. Por outr lado, impacto é medido avaliando-se criticamente a aderência da solução proposta a uma necessidade dos consumidores, a escalabilidade e replicabilidade do negócio e ao nível de competição. Cuidado, em competição quanto menor a competição maior a nota.

Uma vez avaliando critcamente a ideia veremos que o negócio cairá em um dos quatro quadrantes:

Mico

Um negócio onde os sócios tem pouco competência para execução, há muitos competidores e tem pouca ou nenhuma escalabilidade e replicabilidade certamente não é atrativo e deve ser descartado.

Gazela

Neste quadrante deveria-se encontrar uma ideia de starup desde que os empreendedores exibam competências técnicas e gerenciais para tirar a ideia do papel e o modelo de negócios tenha características de escalabilidade e replicabilidade.

Estilo de Vida

Este tipo de negócio tipicamente é o da maior parte das pequenas empresas. Os empreendedores devem exibir competência para execução mas há muitos concorrentes e poucas perespectivas de escalabilidade e replicabilidade.

Jetsons

Trata-se de um negócio futurista que de alguma forma ou a tecnologia ou o mercado não estão maduros para a solução.

Quantas mais pessoas você der para avaliar melhor. Em simulações em sala de aula conseguimos ter dezenas de pontos de feedaback em tempo real usando apenas um excel no Google Docs.

Na verdade, nossa experiência indica que o mais importante é ser muito crítico para pode aproveitar e reformular a ideia. Nessa fase de ideação você não deve se preoucupar em passar várias vezes pelo processo de ideação e avaliação crítica da ideia. Mova-se para para fase de desenvolvimento de cliente apenas se você estiver seguro sobre a ideia mas também não se preoucupe em avançar no processo e eventualmente retornar a ideação. Isto é normal.

Avaliando a sua ideia de negócios